Membros



1 – JAMES DAVIDSON BARBOZA DE LIMA – Cadeira N° 01



James Davidson Barboza de Lima, nascido em Jaboatão - PE, Filho de João Batista de Lima e de Marilene Barboza de Lima. Formado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Rede Municipal de Ensino do Município do Moreno. Professor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Membro do Instituto Histórico do Jaboatão. Membro Fundador da Academia de Letras do Jaboatão de Guararapes. Escritor, poeta e pesquisador. Autor dos livros Memórias Destruídas e Geografia do Moreno.

2 – SUELY TELMA VIEIRA COSTA – Cadeira N° 02



Nascida em Moreno, filha de Lucrécio Vieira Costa e Sebastiana Barbosa Costa, Bacharel em Ciencias Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e MBA em Recursos Humanos pela UFPE. Durante 24 anos foi funcionária do Banco do Nordeste do Brasil no setor de câmbio. É editora correspondente de blogs com vários artigos escritos nos mais variados assuntos. É Acadêmica Correspondente da Academia Escadense de Letras, ocupando a cadeira de nº 47 e tendo como patrono Sebastião Heber e participou da 1ª. Antologia Contos, Cordéis, Crônicas e Poesias, publicada pela Academia Escadense de Letras.

3 – CELMA PEREIRA DA SILVA – Cadeira N° 03



Celma Pereira da Silva, nascida em Moreno-PE. Filha de Sebastião Pereira da Silva e de Gilda Maria dos Santos Silva. Passou sua infância nas terras da Usina Nossa Senhora Auxiliadora, pertencente ao município do Moreno. Tem formação em Letras Faculdade de Ensino Superior da Vitória de Santo Antão e Pós-graduada em Linguística pela UFPE. Professora da Rede Municipal de Ensino do município do Moreno desde 1988. Lecionou por 14 anos na Escola Jornalista Edson Régis, em Bonança. Foi Coordenadora das Bibliotecas Municipais do município por 12 anos. Atualmente exerce a função de Coordenadora de Formação e PNLD da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura do Moreno. Publicação (Monografia): A importância da Biblioteca para o Desenvolvimento da Leitura - UFPE.

 4 – TEREZINHA DE JESUS FERREIRA – Cadeira N° 04



Terezinha de Jesus Ferreira, nascida em São Lourenço da Mata . Filha de Maria Anunciada Ferreira e Agenor Felipe Ferreira. Casada com Ailton Gomes Silva, tendo como filhos Luana Maria Ferreira Silva e Thiago Ferreira Silva. Professora do Ensino Fundamental aposentada. Graduada no Curso de Licenciatura em Letras, com especialização em Recursos Humanos em Educação - FAFIRE (2002). Publicação: Educação e Cotidiano: O Papel da Família na Leitura, Escrita e Cálculo das crianças das camadas populares - 55º Reunião Anual da SBPC - 2002. Poetisa com mais de 20 escritos não-publicados.

5 – MARIA ARAGUANI ALVES – Cadeira N° 05



Maria Araguani Alves, nascida em Moreno - PE, a 02 de Novembro de 1964. Filiação: José Manuel Alves e Maria Paulina Alves. Formação: Graduação em Letras pela Faculdade de Ensino Superior da Vitória de Santo Antão - FAITVSA. Possui Pós-Graduação (Especialização) em Planejamento e Gestão Escolar pela Universidade de Pernambuco - UPE. Atualmente concluindo o curso : Técnico em Multimeios e Secretaria Escolar pelo Estado de Pernambuco. Exerce a função de Secretária Escolar no Colégio Municipal Baltazar Moreno.

6 – MAURICIO ROBERTO DINIZ DE SOUSA – Cadeira N° 06



Nasceu em Campina Grande - Paraíba, a 24 de agosto de 1969. Filho de Manuel Firmino de Souza e Terezinha Diniz Gomes Souza. Formado em Filosofia e Teologia no Seminário de Olinda. Possui mestrado em Teologia Dogmática na Universidade Santa Cruz de Roma. Foi pároco na Paróquia de São Paulo Apóstolo em Jardim São Paulo, vigário interino no Alto do Pascoal (São Sebastião), atualmente é Vigário Episcopal do vicariato de Vitória de Santo Antão. Também é o pároco da Matriz de N.S. da Conceição em Moreno, exercendo a função desde 2003.

7 – MARIA NILDE FERREIRA DE ARAÚJO – Cadeira N° 07



Maria Nilde Ferreira de Araújo, nascida em Amaraji – PE, a 30 de março de 1959. Filha de Manoel Vicente Ferreira e de Otília de Sales Ferreira. Formada em Geografia pelas Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA. Pós-graduada em Ensino da Geografia, Supervisão Escolar e Mídias na Educação. Cursando mestrado pela Universidade Lusófona, de Portugal. Professora da Rede Municipal de Ensino do Município do Moreno e professora da Rede Estadual de Educação de Pernambuco. Autora das Monografias Limites e Possibilidades do Novo Telecurso 2000 na Educação de Adultos do Projeto Travessia e Saberes Docentes Mediados Pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

8 – MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA SILVA – Cadeira N° 08



Maria da Conceição Ferreira Silva, conhecida artisticamente como Ceiça Moreno, nasceu em Moreno-Pe na Rua André Vidal de Negreiros, 278, no Bairro da Mangueira. É filha de José Gomes da Silva e D. Elza Ferreira Silva. Sua origem familiar vem da família Gomes da Silva e da família Barreto, dos seus AVÓS PATERNOS e dos seus AVÓS MATERNOS da família Ferreira Cunha e da família Moura. Iniciou estudando Acordeon com a Irmã Rodrigues, filha de Caridade, no Colégio Sagrado Coração. Em seguida na Academia de Música Carlos Gomes, na Rua da Palma, no Recife-Pe, com a Profª Adélia Warchask. Teoria musical, solfejo rítmico e melodia, noções preliminares de sax Sofone, com o Maestro Aristóteles Portela, filho do Maestro Dy Portela, Mestre de côro na Matriz da Imaculada Conceição e Regente da Banda Municipal.


9 – MARIA JOSÉ DE SENA – Cadeira N° 09



Graduou-se em três cursos superiores : Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco; Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialista em Qualidade de Leite e Derivados pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Metodologia da Pesquisa Científica para Formação de Educadores pela Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional. Ingressou como Docente, após ter sido aprovada em concurso público de provas e títulos em outubro de 1993. Atualmente é professora associada II do Departamento de Medicina Veterinária. É doutora em Ciência Animal, área de concentração Medicina Veterinária Preventiva e Epidemiologia, na Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária no período de novembro de 2000 a março de 2004. Pró-reitora de Ensino de Graduação de maio de 2004 até abril 2012. Atuou como vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária por dois mandatos.Atualmente é reitora da UFRPE com mandato de 2012 a 2016.

10 – JAELCIO BRAZ - Cadeira N° 10



Jaelcio Braz dos Santos é pernambucano, natural da cidade do Moreno. Filho do Sr. Braz Gonçalo dos Santos e da senhora Maria de Lourdes dos Santos. É Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife - FAFIRE – e cursou Teologia para Leigos na UNICAP. É Pós - Graduado em Literatura Brasileira pela FAINTVISA e FAFIRE. É servidor publico da UFPE e professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Gosta de escrever contos, poesias e textos para teatro e é membro da Igreja Católica Imaculada Conceição pelo Coral Santa Cecilia. 

11 – MARILENE PEREIRA MOURA COSTA DE MELO - Cadeira N° 11



Marilene Pereira Moura Costa de Melo, nascida em Moreno - PE. Filha de Antônio Pereira Filho e de Nadir de Moura Pereira. Formada em LETRAS pela Universidade Católica de Pernambuco. Fez cursos na Inglaterra na CENTRAL SCHOOL OF ENGLISH (LONDON) e St. PETER'S SCHOOL OF ENGLISH (CANTERBURY - ENGLAND). Foi professora da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino do município de Moreno. E hoje Diretora e proprietária do Magic English Course em Moreno. Atua na área de ensino e cultura da língua Inglesa em Moreno.

12 – MÉRCIA IRABEL SOARES – Cadeira Nº 12



Nascida em Moreno, filha de José Belo Soares e Rute Ribeiro de Sousa Soares, graduada em Letras, Especialização em Psicologia da Educação, Mestra em Ciencias da Linguagem pela UNICAP. Professora e atualmente exercendo a função de Gestora do Colégio Baltazar Moreno. É membro do Forum de Psicanálise de Recife de Estudos Freudianos e Lacanianos. Tendo como publicação Incidencias do Sujeito do inconsciente em Produções Escritas de Crianças. Tendo outras publicações cientificas, tais como: Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita da Criança, Psicanálise e Linguistica, Efeitos de Inibição Inconsciente na Escrita, o Sujeito de Desejo do Inconsciente: Fala e Escreve. Participou da Jornada Freudiana e Lacaniana em Recife, participou também no Estado de Minas Gerais do Encontro Internacional de Estudo da Linguagem. Linguagem, Discurso e Sociedade. Tendo como artigo, Inscrições Subjetivas aos Tropeços da Linguagem Escrita.

13 – MARCONE JOSÉ DA SILVA – Cadeira N° 13



Marcone José da Silva. Nascido em Jaboatão dos Guararapes no dia 26 de dezembro de 1973. Concluiu o curso superior de Licenciatura Plena em LETRAS na Faculdade de Ensino Superior da Vitória de Santo Antão com habilitação para o ensino de língua inglesa. Cursou mais tarde o curso de Pós-graduação em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa, onde apresentou a monografia sobre A Prática do Ensino da Língua Inglesa nos dias Atuais. Hoje é professor da escola Estadual Nestor Gomes de Moura e Gestor da escola Municipal Baltazar Moreno.

14 – DAYVTON DIEGO SILVA DE ALMEIDA – Cadeira N° 14



Dayvton Diego Silva de Almeida, nasceu no bairro de Casa Amarela, em Recife, no dia 28 de março de 1986. Filho de Rosa Maria da Silva e Tadeu Paixão de Almeida, nasceu na maternidade Barros Lima. Mora atualmente na cidade do Moreno Cursou até o segundo ano do ensino médio e curso de teatro na escolar de artes João Pernambuco. Atuou e dirigiu espetáculos como Paixão de Cristo, Camisinha Cor de Rosa, Casamento de Fudência na Cidade de Pipas, A Importância de Manuel Bandeira para Pernambuco e Já Nasceu dos Reis dos Reis. Promoveu oficinas de teatro na ONG movimento tortura nunca mais e no programa escola. Em 01 de julho de 2006 criou o grupo de artes PreservARTE onde foi Presidente diretor e ator durante cinco anos. Já lançou cincos livros bem inspiradores pela editora clube de autores: Ao amor, Ser poeta, e O Casamento de Fundência, Historias de Vida e Ele Disse Não pra os Poemas Que Escreve Amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário